De Igarei à Serra da Arada, do Caramulo ou Estrela, sobejam belezas únicas e espaços de verdadeira inspiração. Mas se a preferência for a proximidade das atividades agrícolas, feitas ainda de forma tradicional, então nem precisa de sair da Aldeia de Igarei. Partilhe destas ou de outras experiências únicas com a sua família e amigos, a partir das Casas de Igarei.

Praia Fluvial de Sangemil
Uma praia perdida na floresta, exemplo de uma mistura sublime de paisagem verde com o azul transparente do Rio Dão e o tom dourado da areia.

Praia Fluvial do Trabulo
Inserida no concelho do Satão, esta praia fluvial foi inaugurada no ano de 2017. Para além das suas águas, o espaço casa de banho, parque de merendas, campo de vólei de praia, parque infantil e um bar.

Praia Fluvial da Folgosa
Localizada na margem direita do Rio Paiva, esta praia fluvial de águas cristalinas é o local ideal para os que procuram momentos de lazer. Aqui, para além da beleza natural que a rodeia, podem ser encontradas casas de banho, parque de merendas com churrasqueira, um campo de futebol de praia, parque infantil e um bar.

Praia Fluvial de Nandufe
Inaugurada em 2009, esta praia fluvial da freguesia de Nandufe é ideal para os que querem aliar o lazer à descoberta de novas paisagens. Este local está dotado de casa de banho, parque de merendas com churrasqueira e uma pequena fonte para beber água.

Praia Fluvial de Pouves
É perto do centro de São Pedro do Sul que podemos encontrar esta praia fluvial. Com uma zona de relvado e muita sombra, o espaço disponibiliza casas de banho, um parque de merendas e um bar com esplanada para que possa aproveitar o seu dia.

Praia Fluvial Porto de Várzea
Situada na freguesia de Campia, em Vouzela, esta praia fluvial, de águas limpas e serenas, convida os seus visitantes a banhos na época balnear. Para que possa usufruir deste espaço sem preocupações, este oferece casa de banho, parque de merendas com churrasqueira, parque infantil e um bar/restaurante.

Termas do Carvalhal
Enquadradas entre as Serras de Montemuro e da Arada, as Termas do Carvalhal aliam o termalismo à natureza. As suas águas são indicadas para tratar doenças no aparelho digestivo e respiratório, problemas de pele e doenças reumáticas e músculo-esqueléticas.

Termas de Sangemil
Localizadas junto à margem do Rio Dão, em Tondela, as Termas de Sangemil estão abertas ao público desde 1994. As suas águas são usadas com fins terapêuticos em doenças de cariz respiratório, reumáticas e músculo-esqueléticas.

Termas de São Pedro do Sul
Conhecidas por serem das maiores estâncias termais de Portugal, as Termas de São Pedro do Sul aliam as suas águas medicinais com a beleza natural que a rodeia. Aqui para além dos programas de bem-estar, são tratadas doenças de cariz respiratório, reumáticas e músculo-esqueléticas.

Tasquinha de Lafões
Situado no coração da Vila de Vouzela, este restaurante é especializado em pratos da gastronomia portuguesa, destacando-se a Região de Lafões.

Sabores no Espeto & Wine Bar
Esta Steak House distingue-se pela sua decoração Vintage e pelo seu conceito de rodízio de carnes de Lafões, no espeto e laminados na tábua. O espaço conta com um serviço de Wine Bar, onde os clientes podem degustar de diferentes vinhos de garrafeira, digestivos, cocktails, tapas e petiscos.

Eira dos Sabores
Ligada à atividade agrícola, esta casa em granito é hoje um restaurante inserido harmoniosamente no meio rural envolvente. Aqui, pode desfrutar de uma paisagem magnífica ao sabor das iguarias regionais.

Casablanca
Com mais de 30 anos de experiência, esta marisqueira localizada no coração de Viseu, destaca-se pela qualidade do seu peixe e marisco.

Taberna do Lavrador
Situado num edifício de pedra na freguesia de Cambra, este restaurante típico proporciona aos seus clientes os melhores pratos da região.

Quinta da Cavada
Localizado na cidade de Vouzela, este restaurante português, proporciona aos seus clientes uma variedade de pratos típicos da gastronomia portuguesa.

Forno do Rei
Localizado na cidade de Vouzela, este restaurante português, proporciona aos seus clientes uma variedade de pratos típicos da gastronomia portuguesa.

As três Serras do Vale de Lafões
São Pedro do Sul tem no seu concelho três serras, Arada, Gralheira e S. Macário. A natureza, aqui, faz-nos voltar aos primórdios da memória humana no mundo. São diversas as formas de penetrar neste ecossistema natural de cascatas, rios e vales por onde realmente "vale" a pensa passear.

Serra da Estrela
A Estrela na sua imensidão fria e agreste, é território de solidão. Portanto, propicia mistérios vários. Venha conhecer esses mistérios e descobrir este Município da Beira Alta, situado no sopé da Serra da Estrela rapidamente se tornará um prazer.

Mata do Fontelo
Local de lazer e desporto, a história do Parque do Fontelo começa em 1149, aquando a compra da Herdade do Fontelo por D. Odório, Bispo de Viseu. Aqui, para além da zona verde e da sua biodiversidade, os visitantes podem encontrar as piscinas municipais, um parque de campismo, campos de ténis e futebol, um pavilhão gimnodesportivo e um circuito pedestre.

Cascata Bica da água d’Álta
Situada numa das encosta da Serra dos Viveiros, no Caramulo, esta cascata de média dimensão, encontra-se numa área composta de xisto e granito

Mata Nossa Senhora do Castelo
Procurado tanto para atividades de lazer, como de desporto, o Miradouro de Nossa Senhora do Castelo proporciona aos seus visitantes uma vista panorâmica sobre a região de Lafões. Aqui, pode encontrar-se uma capela em honra da santa com mesmo nome, parque de campismo e duas sepulturas antropomórficas escavadas na rocha, datadas da Idade Média.

Reserva Botânica de Loendros
Conhecida por ser a maior população de Leondros da União Europeia, esta reserva botânica é um verdadeiro ponto de biodiversidade na região de Vouzela. Dessa forma, uma serie de trilhos e percursos atravessam o local, para que os seus visitantes sejam capazes de conhecer a sua riqueza.

Museu Municipal de Vouzela
Inaugurado em agosto de 1963, este Museu Municipal tem como objetivo valorizar o património da região. O seu espólio alberga peças dedicadas à arqueologia, etnografica, ao brinquedo, entre outras exposições permanentes e temporárias.

Sé Catedral de Viseu
Começada a construir durante o reinado de D. Afonso Henriques, em meados do século XII, a Sé Catedral de Viseu apresenta-se como um ponto de visita obrigatório.

Museu do Linho de Várzea de Calde
Situado numa das poucas aldeias da região de Viseu em que se trabalha o linho, este museu está instalado numa antiga habitação senhorial recentemente requalificada. É um espaço lúdico-pedagógico que congrega todo o património relacionado com o ciclo do linho e outros aspetos da cultura tradicional que se encontravam dispersos pela aldeia.

Museu do Quartzo
A geologia em torno dos cristais de quartzo. Uma abordagem inovadora da ciência, numa recuperação do local de uma antiga extração.

Casa da Ribeira
Antiga casa senhorial, a Casa da Ribeira resgata algumas das memórias desta zona da cidade – a Ribeira, e mostra a produção artesanal que subsiste e se renova na região.

Rua Direita
Esta rua estreita e sinuosa que acompanha o declive da meia encosta foi, outrora, uma das mais movimentadas da cidade pela quantidade de lojas que lá existiam e que justificavam que fosse também designada Rua das Tendas. Um olhar atento descobre interessantes pormenores nas fachadas das casas antigas, muitas delas em obras de recuperação.

Cava de Viriato
Vasta área de planta octogonal, com uma configuração única na Península Ibérica.Aqui terá possivelmente existido um acampamento militar romano situado na confluência de várias vias de comunicação. O local poderá ter sido utilizado pelos muçulmanos como “cidade acampamento” na época de Al-Mansur. A partir do século XVI, possivelmente lembrando a sua utilização como abrigo dos rebanhos e pastores na transumância, o local foi associado à figura de Viriato passando a designar-se Cava de Viriato.

Torre Medieval de Cambra
Erguida numa pequena elevação na encosta noroeste da serra do Caramulo, acredita-se que esta torre medieval tenha sido construída entre os séculos XIII e XIV e habitada até ao final do século XVI. Em algum momento de sua história sofreu um incêndio.

Dólmen da Lapa de Meruje
Situado numa zona de vale aberto, em plena Serra do Caramulo, este é um monumento megalítico de câmara poligonal. Aqui, pode usufruir da paisagem sobre barragem e das zonas de piquenique.

Palácio de Reriz
Classificado como Imóvel de Interesse Público, o Palácio do Marquês de Reriz foi construído na primeira metade do século XVIII, a mando do Dr. Diogo Francisco de Almeida e Vasconcelos. A presença da Rainha D. Amélia e da sua corte neste edificio, levou a renovações durante a década de 90 do século XIX e ao enriquecimento da mesma através de uma coleção de cerâmicas, pintura e mobiliário.

Dólmen de Antelas
Considerado o Dólmen português mais conhecido internacionalmente, este Monumento Nacional apresenta-se como um autêntico monumento da arte pré-histórica. Aqui podem ser apreciadas uma série de pinturas rupestres onde as cores vermelho e preto se destacam. O acesso ao publico geral encontra-se encerrado, no entanto pode ser visitado caso se contacte a Câmara Municipal de Oliveira de Frades.

Museu das Técnicas Rurais
Inaugurado no final do ano de 2001, num edifício construído durante a década de 40 do século XX, este museu encontra-se no centro da vila de Oliveira de Frades. Aqui, encontram-se em exposição coleções com objetos e marcos do Neolítico, da época castreja e romana, bem como as alfaias e materiais agrícolas utilizadas para a exploração da terra.

Rossio de Viseu
Considerado o coração da cidade de Viseu, é no Rossio que podemos encontrar o edifício do Paços do Conselho, construído em 1887, e o painel de azulejos, desenhado por Joaquim Lopes no ano de 1931. Nos seus arredores podemos ainda encontrar alguns espaços verdes, como é o caso do Jardim das Mães e o Parque Aquilino Ribeiro.

Castro de Santa Luzia
Classificado como Imóvel de Interesse Público, este monumento arqueológico remete-nos para dois povoados distintos, um na Idade do Bronze e outro na Idade de Ferro. Aqui, destacam-se a muralha que envolvia a área habitacionais e vestígios das lareiras em barro modelado.

Museu Nacional Grão Vasco
Fundado em março de 1916, este Museu celebra a vida e a obra do pinto Vasco Fernandes, comummente conhecido como Grão Vasco. Para além da sua coleção, os visitantes podem ainda deslumbrar uma vasta coleção de arte sacra, proveniente da Sé Catedral e de várias igrejas da região.

Museu do Caramulo
Inaugurado em 1959, o Museu do Caramulo é conhecido por ser o primeiro museu automóvel do país. Para além de uma vasta coleção de automóveis antigos, que conta com peças como um Peugeot de 1899, um Rolls-Royce Phantom III, ou mesmo um Mercedes blindado que esteve ao serviço de Salazar, podem ser visitadas as exposições de arqueologia, escultura, cerâmica e mobiliário.

Palácio dos Condes de Anadia
Construído em 1724 a mando de Simão Paes do Amaral, Conde de Anadia, este edifício é considerado um dos mais belos palácios da Beira Alta. Este importante marco da cultura portuguesa encontra-se classificado como Conjunto de Interesse Público.

Dólmen da Malhada de Cambarinho
Composto por câmara e corredor, esta necrópole é composta por onze esteios, sendo que cinco se encontram a norte e as restantes a sul.

Vila de Vouzela
Ponto de cruzamento de várias estradas romanas e, posteriormente, passagem obrigatória na viagem entre Lamego e Lisboa, o centro histórico de Vouzela caracteriza-se pelos seus edifícios brasonados.

Biblioteca Municipal de Vouzela
Inserido numa das principais artérias do concelho, este edifício com características do movimento maneirista está classificado como Monumento de Interesse Público. Edificado durante o século XVII é sede da Biblioteca Municipal desde 1987.

Torre Medieval de Vilharigues
Edificado durante o século XIII a mando de D. Afonso III, o Castelo de Vilharigues encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público. Daqui os visitantes conseguem deslumbrar da vista sobre Vouzela e o vale de Dão Lafões.

Torre Medieval de Alcofra
Localizada em Cabo de Vila, esta torre medieval de planta quadrada remete-nos para os séculos XIV e XV. Este ponto integra duas rotas distintas (circuito das torres e trilhos do caramulo) que os visitantes podem utilizar para conhecer este ponto, bem como a região que o envolve.

Feira Medieval de Mões
A Feira Medieval de Mões é uma Recriação Histórica de Idade Medieval que é organizada anualmente na Vila de Mões. Além de ser uma aula de história ao vivo, vive-se o espírito da época, interagindo com as figuras do passado, que apresentam maneiras e usos próprios da idade média.

Cruzeiros no Douro
Os Cruzeiros pelo Rio Douro são uma das atividades turísticas mais conhecidas da região. São várias as rotas existentes que permitem usufruir uma viagem pelo Rio Douro de forma a conhecer a região, as vinhas e a biodiversidade que aqui existe.

Jardins Efémeros
Os jardins Efémeros é um evento emergente que acontece na cidade de Viseu e que durante sete dias e sete noites, decora as principais e mais antigas ruas históricas da cidade e onde se podem descobrir múltiplas manifestações e práticas culturais. Geralmente organizado em Julho.